Neuropsicologia e Aprendizagem – Conheça a Relação
Neuropsicologia e Aprendizagem – Conheça a Relação – A neuropsicologia – um importante ramo da psicologia – é uma especialidade que estuda as relações entre o cérebro, os processos mentais e o comportamento. Através dela, é possível compreender processos perceptivos, de aprendizagem, soluções de problemas, entre outros. Para saber mais sobre a importância da neuropsicologia na aprendizagem, continue a leitura desse artigo.
O que é Neuropsicologia?
A neuropsicologia é um ramo interdisciplinar da ciência que analisa a relação entre cérebro e comportamento. Ela estuda fenômenos como atenção, memória, pensamento, percepção, linguagem e motricidade humana, aplicando os saberes de diversos campos do conhecimento – incluindo neurologia, psicologia, psiquiatria, genética e neuroimagem.
O principal objetivo do neuropsicólogo é associar as alterações cognitivas/comportamentais observadas nos pacientes com as áreas cerebrais responsáveis por tais comportamentos – que podem ser motivados por disfunções ou lesões no cérebro. O próximo passo é encaminhar o paciente ao tratamento adequado.
Agora que você já sabe o que é neuropsicologia e qual é a função do profissional da área, conheça a relação entre este campo do conhecimento e a aprendizagem.
Neuropsicologia e Aprendizagem – Saiba Mais sobre esta Relação
Algumas alterações cognitivas e comportamentais podem ser observadas ainda na fase pré-escolar da criança – tais como hiperatividade, déficit de atenção, disfunções na motricidade, na compreensão auditiva e na memória. Já os distúrbios de aprendizagem só podem ser identificados após a alfabetização da criança – incluindo a dislexia, a disgrafia, a discalculia e a disortografia, por exemplo.
Embora as crianças demonstrem alguns sinais desses transtornos em casa, é na escola que eles tornam-se mais evidentes, quando os educadores notam a dificuldade do pequeno em acompanhar o ritmo da turma. Os educadores geralmente são os primeiros a identificar as alterações comportamentais da criança, pois podem compará-la com outras crianças da mesma faixa etária, que estão seguindo o curso dentro do esperado.
Os pais, especialmente os de primeira viagem, muitas vezes não dão a devida atenção aos sinais devido à falta de experiência com crianças, acreditando que os distúrbios comportamentais irão embora à medida que a criança amadurece. E em alguns casos eles evoluem positivamente, de fato. Em outros, no entanto, eles prevalecem, e há a necessidade de uma avaliação especializada para identificar a causa das alterações comportamentais. E é aí que entra a importância da sinalização do professor de que algo está errado.
As alterações de comportamento e de aprendizagem incluem:
- Desatenção constante;
- Hiperatividade;
- Falta de concentração;
- Impulsividade;
- Dificuldade em acompanhar o restante da turma;
- Isolamento;
- Autoagressão;
- Hábitos estereotipados, como sacudir as mãos, lamber os sapatos ou o chão ou envolver-se em situações de risco sem perceber.
Se você observou um ou mais dos sinais citados em seu filho, considere a avaliação de um neuropsicólogo, para investigar a causa desses distúrbios comportamentais.
Transtornos de Aprendizagem
A aprendizagem caracteriza-se por um processo constante e evolutivo, presente na vida de todos os seres humanos. Ela é categorizada em estilos, que incluem a aprendizagem visual, auditiva, de leitura/escrita e ativa – ou seja, a aprendizagem através da prática.
O processo de aprendizagem tem início a partir do nascimento da criança e, especialmente durante a infância, merece muita atenção e vigilância por parte dos pais, educadores e responsáveis. Isso porque defasagens neste processo repercutirão em toda a sua vida, inclusive na adulta.
O termo dificuldade de aprendizagem engloba uma série de distúrbios que comprometem, basicamente, a capacidade de aquisição e rendimento da fala, da escuta, da leitura, da expressão escrita, da memória, do raciocínio ou de habilidades matemáticas. Eles geralmente podem ser observados ainda durante a primeira infância e exigem acompanhamento e intervenção médica.
É importante que os pais e os profissionais da saúde mantenham contato com a escola da criança, a fim de garantir a qualidade e efetividade em seu processo de aprendizagem. Mas, afinal… qual o papel do neuropsicólogo nisso tudo?
Neuropsicologia e Aprendizagem – A Atuação do Neuropsicólogo
O profissional de neuropsicologia atua no ramo de aprendizagem, como aliado de psicopedagogos, educadores e fonoaudiólogos com o objetivo de diagnosticar os transtornos de aprendizagem das crianças, identificar a origem dessa dificuldade e realizar as intervenções terapêuticas necessárias.
O neuropsicólogo pode intervir no estabelecimento de vínculos com o ambiente escolar, incluindo adaptações necessárias às suas dificuldades específicas, com os colegas, acolhendo o indivíduo, elevando sua autoestima e preparando-o para enfrentar situações de bullying – às quais essas crianças geralmente são vulneráveis.
A base do tratamento é o diálogo. Ouvir a criança, suas vulnerabilidades, seus problemas e suas dificuldades é necessário para entendê-la e traçar uma estratégia para equilibrar seu emocional, potencializar sua capacidade de aprendizagem, elevar sua autoestima e fortalecer seus vínculos afetivos, com familiares, educadores e colegas.
A atuação do neuropsicólogo no tratamento de distúrbios de aprendizagem se dá, sobretudo, com crianças na idade escolar – ou seja, dos 5 aos 12 anos, aproximadamente.
Durante o atendimento, são contempladas atividades como leituras, produção e interpretação de textos e realização de jogos pedagógicos – tais como dominó, xadrez, jogo da memória, entre outros – além de muito diálogo, é claro.
Se você suspeita que seu filho tem enfrentado dificuldades escolares, converse com os seus professores e educadores e, caso julguem necessário, não hesite em procurar um profissional da saúde: marque uma consulta e deixe-nos ajudar!