A Importância da Rotina para a Criança Com TDAH
A Importância da Rotina para a Criança Com TDAH – Os sintomas mais característicos do TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) na criança incluem dificuldade em atenção, planejamento, hiperatividade, impulsividade.
Se todas as crianças já precisam de uma rotina consistente para estruturar um bom comportamento desde cedo, as crianças com TDAH precisam muito mais, pois tendem a ser desorganizadas e desregradas por natureza. O estabelecimento de uma rotina familiar pode ajudar a criança a ser mais pontual e organizada, mesmo convivendo com o transtorno.
Através desta leitura, conheça a importância da rotina para a criança com TDAH, seus benefícios e de que forma ela deve ser implementada na vida do seu filho.
Rotina para a Criança Com TDAH
As crianças portadoras de TDAH apresentam dificuldades para manter a atenção no mundo real, e por isso precisam de uma rotina que lhes estimule a pontualidade e a organização. Para tornar esta estrutura realmente efetiva, é papel dos pais utilizá-la não apenas como uma estratégia comportamental, e sim como um estilo de vida.
De início, provavelmente será difícil estabelecer uma rotina, pois as crianças demonstram relutância em seguir regras e horários. Entretanto, é fundamental que os pais persistam, apesar das adversidades, e acreditem nos resultados que o estabelecimento de uma rotina oferecerá a longo prazo.
OBS IMPORTANTE: Lembre-se, a ciência hoje acredita que o componente genético é determinante para TDAH, se você enquanto pai ou mãe tem dificuldades em organização e planejamento, pode dificultar o estabelecimento da rotina da criança. Procure ajuda de um profissional especialista para você também, pois TDAH pode persistir na idade adulta.
Benefícios da Rotina
O estabelecimento de uma rotina eficaz oferece uma série de benefícios para o cotidiano e o desenvolvimento da criança com TDAH. Todas as crianças precisam de uma rotina para sentirem-se protegidas e seguras; em contrapartida, uma vida extremamente desregrada pode fazer com que ela sinta-se perdida, e a falta de limites pode torná-la uma criança extremamente bagunceira e até agressiva, em alguns casos.
A rotina é capaz de gerar produtividade na criança e maior comprometimento com a realidade, além de melhorar a eficiência e o funcionamento cotidiano. Todos os membros da família serão beneficiados com um regime estruturado: além de diminuir o estresse de todos, a estrutura familiar contribui com a saúde e com os relacionamentos interpessoais.
O resultado de uma rotina estruturada é uma família mais unida, uma casa mais tranquila e relacionamentos mais fortes.
A mesma deve ser aplicada, de preferência, enquanto as crianças ainda são pequenas, e permanecer conforme elas cresçam, com as modificações necessárias de acordo com a idade. Contudo, se você não implementou esta prática com seu filho ainda pequeno, lembre-se de que nunca é tarde para começar; o mais importante é não desistir no meio do processo, e não permitir que a isisntência da criança em não aderir à rotina te vença pelo cansaço.
Como Estabelecer uma Rotina para a Criança Com TDAH
As crianças com TDAH precisam de um regime estruturado para garantir que realizarão todas as suas tarefas – e precisam mais do que qualquer outra criança. Portanto, aqui vão algumas dicas de como você pode começar a estabelecer esta rotina:
- Estabeleça uma rotina matinal para garantir que seu filho esteja pronto e chegue à escola no horário certo – é importante realizar algumas preparações na noite anterior, como deixar o lanche pronto, as roupas separadas, as mochilas arrumadas, o despertador ajustado etc, para evitar atrasos pela manhã;
- Assim como as crianças se distraem com estímulos, os pais também podem se distrair e acabar se atrasando. Portanto, evite estímulos pela manhã (mantenha a televisão desligada, por exemplo).
Rotina para as Tarefas de Casa
As lições de casa representam, provavelmente, a atividade do dia que exige maior estrutura, consistência e supervisão dos pais. Estabelecer uma rotina de estudos pode melhorar a produtividade e aumentar o sucesso acadêmico do seu pequeno. Confira algumas dicas:
- Estipule um horário e um local fixos e consistentes para o início das tarefas escolares diárias – isso ajudará a criança a criar o hábito de fazer as lições de casa diariamente. Identifique, juntamente ao seu filho, o horário e o local mais adequados;
- Proporcione ao seu filho um ambiente livre de estímulos e com o mínimo de distração possível para as tarefas acadêmicas, evitando, assim, que ele se distraia;
- Ficar perto da criança e ajudá-la com as tarefas pode fazer com que ela se concentre mais;
- Faça pausas frequentes e curtas durante as tarefas, permitindo que a criança ande um pouco. Esta medida pode evitar a distração, a inquietação e a frustração, sintomas típicos do TDAH e comuns geradores de tédio e esgotamento mental, que podem comprometer o desempenho da criança nas tarefas;
- Após a finalização das tarefas, deixe que a criança se divirta. Dessa forma, você estimula o pequeno a aplicar-se mais em suas lições de casa, sabendo que uma atividade divertida virá em seguida. Um detalhe importante: a diversão vem depois da obrigação, não deixe de exigir que seu filho execute a tarefa com comprometimento e capricho, caso contrário, ele pode fazer de qualquer maneira, para obter a recompensa o mais rápido possível.
Rotina de Refeições
Durante ao menos uma das refeições diárias, é importante que a família se reúna para conversar. Este momento é ideal para discutir os acontecimentos do dia e saber mais sobre a rotina do seu filho. Além disso, a coesão familiar e a responsabilidade do pequeno podem ser encorajadas nesse momento através de simples hábitos, como estimulá-lo a limpar a mesa após o jantar, por exemplo.
Rotina de Sono
As crianças com TDAH geralmente não gostam do horário de dormir, simplesmente porque são hiperativas e o hábito de ir para a cama as desanima, diante de tantas coisas legais que elas poderiam fazer. O papel dos pais na hora de deitar é tornar esse processo menos difícil, ajudando a criança a relaxar e fazendo-a dormir no horário habitual.
As crianças que seguem uma rotina regular de sono dormem mais depressa e despertam menos vezes à noite em relação às que não têm nenhuma rotina – além disso, os horários fixos para dormir e acordar ajudam a prevenir distúrbios do sono em geral. Confira algumas dicas para estabelecer uma rotina noturna:
- Estabeleça horários fixos para seu filho dormir e acordar todos os dias;
- Proporcione um ambiente calmo e relaxante para a criança dormir, com o mínimo de estímulos possível;
- Faça alguma atividade relaxante antes de dormir, como ler um livro para a criança;
- Mantenha as luzes apagadas.
Buscando Ajuda Médica
Sabemos que não é fácil estabelecer uma rotina regrada para uma criança com TDAH, mas você já conhece os inúmeros benefícios que esta prática promove e o quanto é importante para o desenvolvimento saudável do seu filho. Se mesmo com as dicas deste artigo você notar muita dificuldade do pequeno em se adaptar à rotina, é importante buscar o auxílio de um(a) neuropsicólogo(a) de confiança.
Vale ressaltar que esse não será um processo fácil, e muito menos rápido, levando, em alguns casos, meses e até anos. Contudo, os benefícios proporcionados se estenderão ao longo de toda a vida da criança.
As orientações de um especialista podem facilitar o processo de adaptação do seu filho, melhorando seu comportamento e a qualidade de vida, tanto da criança quanto de toda a família!