O que são Testes Neuropsicológicos?
O que são Testes Neuropsicológicos? – Testes neuropsicológicos são métodos utilizados para avaliar o funcionamento cognitivo e examinar se existem consequências cognitivas de lesões cerebrais, doenças neurológicas e mentais.
Com a leitura deste artigo, saiba mais sobre o que são os testes realizados durante a avaliação neuropsicológica, quando é necessária a sua realização e como se preparar para eles.
Os Testes Neuropsicológicos
Os testes neuropsicológicos são baseados no desempenho. Eles são estruturados com o objetivo de exigir que os indivíduos exerçam suas habilidades na presença de um examinador ou observador.
Existem vários usos específicos da avaliação neuropsicológica. Entre eles, estão a coleta de informações diagnósticas diferenciais, avaliação da resposta ao tratamento e previsão do potencial funcional e recuperação funcional.
Normalmente, uma avaliação neuropsicológica é realizada com uma abordagem que envolve testes de uma variedade de habilidades cognitivas, que incluem habilidades como memória, atenção, raciocínio, julgamento, velocidade de processamento, e resolução de problemas, funções espaciais e de linguagem.
Essas avaliações são comumente realizadas em conjunto com testes que examinam as realizações e o potencial acadêmico e cognitivo ao longo de toda a vida. A bateria de avaliação pode ser padronizada ou direcionada para o participante individual na avaliação.
Testes Neuropsicológicos – Quando Realizar
Se você está tendo problemas para se concentrar ou tomar decisões, os testes neuropsicológicos podem ser úteis para descobrir o que está pode estar causando esta condição.
Estes testes ajudam o seu médico a avaliar sua atenção e quão bem você consegue se concentrar. Outras habilidades que podem ser avaliadas por testes neuropsicológicos incluem: a capacidade de pensar, aprender, entender e lembrar. Aspectos como aquisições de novas informações (memória); função motora, especificamente coordenação; percepção e habilidades verbal e executiva também podem ser avaliadas.
A realização de um teste neuropsicológico também ajuda o médico a identificar se os sintomas são causados por doenças, como: doença de Alzheimer; doença de Parkinson; lesão cerebral; transtornos emocionais, como depressão ou ansiedade.
É Necessário se Preparar para Eles?
Não é necessário estudar para realizar uma avaliação neuropsicológica, apesar do nome “teste”. Entretanto, existem algumas coisas que você pode fazer antes da realização do mesmo, para facilitar o diagnóstico. Veja a seguir:
- Tenha um sono de qualidade na noite anterior ao teste, já que estar cansado afeta a maneira como você pensa e sua capacidade de concentração, além de outras funções;
- Tome um café da manhã adequado;
- Não ingira bebidas alcoólicas na noite anterior ao teste;
- Pergunte ao seu médico se deve ser feita alguma alteração nos medicamentos que utiliza;
- Diga ao neuropsicólogo sobre quaisquer testes psicológicos anteriores que você tenha feito;
- Relaxe e não se preocupe com os resultados;
- Traga uma lista de todos os seus medicamentos que você faz uso;
- Se você tiver dificuldade para responder a perguntas sobre seu histórico médico ou sintomas, traga alguém que possa fazê-lo.
O que Esperar?
Uma vez que os testes são realizados, o neuropsicólogo analisa os resultados e elabora um relatório que ajudará no diagnóstico, podendo fornecer sugestões de tratamento, se for o caso.
O plano de tratamento pode incluir aconselhamento, uso de medicamentos para ajudar a controlar os sintomas e uma terapia de reabilitação. Quaisquer que sejam os resultados, eles serão úteis para que você e seu médico compreendam seu quadro de saúde atual e suas futuras necessidades médicas.
Quando você e seu médico obterem mais informações sobre seu cérebro e suas condições atuais, você poderá tomar decisões mais inteligentes sobre sua saúde mental e física.